logo

A Associação Académica de Lisboa conta consigo para melhorar dia após dia.

Contacte-nos usando o formulário na página de contactos.

 

 

História

Há 33 anos pelos estudantes.

33 anos de história

De estudantes para estudantes.

O movimento estudantil, por meio de associações de estudantes devidamente organizadas, sempre foi um dos grandes activos contra o Estado Novo nas suas últimas décadas, intensificando a sua luta quando os estudantes conseguiram bloquear a tentativa do Governo de pôr as associações académicas sob o seu controlo através da aplicação do Decreto-Lei 44632 de 15 de Outubro de 1962, decreto que criou a Comissão Permanente das Organizações Circum-Escolares do Ensino Superior e das Belas-Artes.

Depois do 25 de Abril ter sido uma realidade na história portuguesa, o movimento associativo não viveu momentos formosos, encontrando um conjunto de barreiras revolucionárias que continuavam a limitar o papel do movimento estudantil na luta e defesa dos interesses dos estudantes. Não obstante isto e porque a irreverência dos estudantes sempre foi inesgotável, algumas associações estudantis persistiram em atividade.

Numa altura em que as associações não se pautam só pela luta e defesa dos interesses dos estudantes, começou a surgir a necessidade de promover atividades culturais e recreativas que dessem aos estudantes uma nova dinâmica de participação ativa, foi assim que algumas das associações de estudantes do ensino superior de Lisboa começaram a produzir a primeira Semana Académica de Lisboa, com responsabilidade direta dos alunos da FCMUNL, FDUL, FEUNL, FFUL, FMUL, ISA, ISCSP e IST. Um evento produzido “por estudantes para estudantes” originou a necessidade de a Academia pensar uma estrutura que pudesse continuar a organização destes eventos criando assim uma tradição, mas que envolvesse todos as associações de estudantes e os seus estudantes.

Assim Associação Académica de Lisboa surge a 13 de Novembro de 1985, numa cerimónia onde se realizou a Assembleia Constituinte das oito Associações de Estudantes, entre elas a FCMUNL, FDUL, FEUNL, FFUL, FMUL, ISA, ISCSP E IST, presidida pelo Rui dos Santos Ivo estudante da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, ficando encarregue de estabelecer todos os procedimentos legais e administrativos para que ocorressem no espaço de três meses as primeiras eleições para os Órgãos Sociais da Associação Académica de Lisboa.

Cumprindo assim o desígnio para que foi constituída a Assembleia Constituinte convocou-se as eleições, findado o processo eleitoral célere, tomou posse a 21 de Janeiro de 1986 a primeira direção eleita da AAL, em sessão solene realizada na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Lisboa, contando com a presença do Primeiro Ministro Aníbal Cavaco Silva, o Ministro da Educação João de Deus Pinheiro e diversos representantes das Instituições da académica de Lisboa.

A primeira sede da Associação Académica de Lisboa foi numa pequena sala do Hospital Santa Maria, ficando na dependência da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa. Após algumas reuniões junto da Câmara Municipal de Lisboa, com o intuito de criar condições à AAL, foram cedidas as instalações no Areeiro, passando assim a ser a sede operativa da AAL.

Numa altura em que a prática desportiva e criação de hábitos de vida saudáveis junto dos estudantes, foi constituída a Secção Autónoma para o Desporto da AAL (SAD/AAL), passando assim a organizar os Campeonatos Desportivos na cidade de Lisboa. Desde 2004 essa pasta passou a estar sob a gestão da ADESL – Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa, que passou desde então a gerir e organizar todas as competições universitárias.

Em 1996, nasceu o Espaço Ágora, como sendo um dos projetos mais ambiciosos da AAL, elaborado por estudantes para estudantes, tentando corresponder às necessidades concretas dos estudantes do ensino superior no campo das condições de estudo e aprendizagem, e que estimulasse ao mesmo tempo o convívio académico. O Espaço Ágora é projeto que ainda se mantém na atualidade, sendo que numa primeira fase esteve instalado no Cais do Sodré até Novembro de 1999, mudando-se para a atual localização, em Santos.

A Semana Académica de Lisboa continua presente no espirito da Academia Lisboa, continuando a ocorrer no mês de Maio, ano após anos, partindo em 2017 para a sua 33ª edição, onde foram muitas as horas de trabalho que a AAL tem dado para que o evento continuasse a ser de estudantes para estudantes. Ainda assim em 2012, a AAL por entender que existia uma enorme lacuna por não haver um evento de grande dimensão que recebesse e integrasse os novos alunos a cada ano lectivo, realizou-se a primeira Recepção ao Caloiro de Lisboa, que em muito se assemelha ao da Semana Académica de Lisboa.

No ano 2015 assinalou-se o 30º aniversário da Associação Académica de Lisboa, marcando um momento de afirmação de uma estrutura que perdurou no tempo fruto da força de vontade das várias direções que nela assumiram funções e das associações que a compõem. A comemoração do 30º aniversário serviu também para um encontro de gerações e troca de experiências entre os dirigentes mais antigos e os mais novos.

Antigo logo AAL
Antigo logo SAD/AAL
Fotografia Manifestação (14 novembro 2001)
Cartaz SAL 1999
  1. Primeira semana académica de Lisboa

    Da responsabilidade dos alunos da FCMUNL/FDUL/FEUNL/FFUL/FMUL/ISA/ISCSP/IST.

  2. Nasceu a AAL

    Pelas Associações de Estudantes da FCMUNL/FDUL/FEUNL/FFUL/FMUL/ISA/ISCSP/IST

  3. Novas instalações no Areeiro

    Cedidas gentilmente pela Câmara Municipal de Lisboa, como a primeira sede da AAL

  4. É inaugurado o Espaço Ágora

    Centro académico e atualmente sede da Associação Académica de Lisboa

Há 33 anos a mudar Lisboa.

“Tu és senhora, tu és menina, és pequenina, grande Lisboa”

Hino da AAL – Contradanças